Curso antes de ir pro Japão
Cursos e serviços estão à disposição dos brasileiros antes do embarque ao Japão e na volta para casa
Partir do Brasil informado e com um planejamento bem definido pode significar uma grande diferença para quem vem ao Japão trabalhar. Inteirar-se sobre a cultura, costumes, o dia-a-dia nas fábricas e principalmente o idioma é fundamental para uma estada mais tranqüila no país. Muitas dessas informações e outras orientações podem ser obtidas por meio de cursos e serviços oferecidos por várias entidades no Brasil, antes mesmo do embarque.
Em São Paulo, o Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (Ciate), por exemplo, possui uma programação extensa não só para os que estão vindo, mas também para os que retornam do Japão. Oferece palestras gratuitas sobre imposto de renda do Brasil e do Japão, legislação trabalhista, seguro de saúde e seguro desemprego japonês. "O objetivo é fazer com que as pessoas saiam do país melhor preparadas, com conhecimento básico do cotidiano japonês e das situações ligadas ao trabalho. Isso favorece uma adaptação mais rápida ao país", explica o consultor do Ciate, Ricardo Sasaki.
PREPARAÇÃO
O Ciate mantém ainda um curso básico de língua japonesa três vezes por semana, com duração de duas horas. As aulas acontecem às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h.
Pensando em se preparar melhor para sua viagem ao arquipélago, o estudante William Nomiyama, 23, resolveu freqüentar as aulas de japonês na entidade. "Não tenho noção nenhuma da língua e por isso gostaria de aprender pelo menos o básico. Acho que será uma importante base para eu poder me comunicar no dia-a-dia e na fábrica", ressalta Nomiyama. "Acho importante esse tipo de iniciativa, pois chega-se melhor preparado para enfrentar as adversidades de um país diferente como o Japão", acrescenta Nomiyama, que embarca para Nagoya (Aichi) até o final do ano.
CURSOS E PALESTRAS
A Associação Brasileira de Dekasseguis (ABD), localizada no Paraná, também possui uma série de cursos e palestras voltados aos que estão vindo para o país. Um deles é o Curso Básico de Postura Profissional, Língua e Cultura Japonesa para Dekasseguis, voltado a quem deseja trabalhar no Japão pela primeira vez.
Um dos focos é ensinar questões básicas para uma melhor adaptação na sociedade japonesa e no trabalho. "Ensinamos a escrita e a conversação básica na língua japonesa para que o dekassegui possa se comunicar minimamente no Japão", comenta Maria Helena Uyeda, presidente da ABD. "O participante também aprende sobre o comportamento dentro da fábrica para amenizar as dificuldades encontradas na chegada ao Japão", complementa Uyeda.
A ABD, em parceria com o Sebrae-PR, oferece alternadamente uma palestra para quem vai e outra para os que regressam do Japão. São abordados temas como planejamento da viagem; organização da situação dos familiares que ficam no Brasil; planejamento das economias e o tempo de permanência no Japão; e planejamento da viagem de volta e investimento de maneira correta.
A palestra "Dekassegui Empreendedor" é direcionada aos que já voltaram e têm interesse em iniciar um empreendimento no Brasil. Vários itens são detalhados no encontro, entre eles, a evolução da economia brasileira nos últimos 20 anos; tendências atuais da economia; e análise sobre as potencialidades empreendedoras em cada estado do país, entre outros. "É importante o futuro empresário acumular a maior quantidade possível de informações para otimizar a aplicação de seus recursos financeiros e minimizar os riscos que todo empreendedor ou investidor está sujeito", analisa o consultor e palestrante Edmilson Koji Tanaka.
Eu becah-chan estou estudando antes de ir pro Japão,bom vocês se perguntão pq coloquei essa materia q ñ tem nada a ver com anime aki (ou talves ñ)né?Anime veio do Japão certo?E a pessoas q gostam de Anime e amam o Japão q querem ir para lá como eu por exemplo!E é interessante essa materia ..Espero ter tirado duvidas sobre todos se alguém tiver alguma duvida é só postar q eu pesquizo mais um pouco e respondo ok?
Postado por
Rebeca-chan
sábado, 17 de outubro de 2009

0 comentários:
Postar um comentário